quarta-feira, 22 de outubro de 2014

sequência didática de matemática: literatura: pés na areia

Pés na areia: contando de dez em dez
O sol da manhã brilha na praia ainda vazia.
Dez dedos sobem a escada até a cadeira do salva- vidas.
Vinte dedos passam pelas ondas do mar.
Trinta dedos correm pela areia quente. L
Quarenta dedos andam pelas docas.
Cinqüenta dedos mergulham na água.
Sessenta dedos surfam nas ondas.
Setenta dedos fazem fila no carrinho de sorvete.
Oitenta dedos jogam vôlei na areia.
Noventa dedos se encontram perto de um castelo de areia.
Cem dedos se esquentam em volta de uma fogueira.
Professora: Ana Maria de Jesus. Pedagoga pós- graduanda em educação especial inclusiva, alfabetizadora popular, atuando na escola pública municipal Djalma Faria de Oliveira. Rio Real - Bahia PACTO (todos pela alfabetização na idade certa). J

Série/ano: 2º do ensino fundamental I.
 TEMA: como não gostar de matemática
ó EIXOS:
Leitura;
Oralidade;
Discursividade;
Textualidade e normatividade;
Números e operações;
Grandezas e medidas;
Tratamento da informação.
Componentes curriculares:
Língua portuguesa; matemática; história;
Geografia; ciências.
Conteúdos:
Agrupamento;
Sistema de numeração decimal;
Registro de quantidades até cem (100);
Juntar quantidades iguais;
Cuidados com a pele;
Ortografia;
Palavra dentro de palavra;
Sinais de pontuação;
Higiene dos pés;
Preservação ambiental;
Diferentes jeitos de viver.
ó GARANTIAS DE APRENDIZAGEM J
Participar de interações orais;
Reconhecer a diversidade linguística;
Analisar a adequação de um texto;
Oportunizar momentos de reflexão sobre a formação das palavras;
Relacionar a matemática ao cotidiano da criança;
óAVALIAÇÃO
Em um processo sistemático, contínuo e processual, a avaliação será efetuada de modo que cada educando seja avaliado individualmente de acordo com as necessidades educacionais respeitando os conhecimentos prévios, bem como os que precisam ser acoplados e  registrados.
ó FLEXIBILIDADE:
Utilizar palitos, tampas de garrafa, gudes, pedrinhas  para fazer a relação das quantidades mencionadas no livro.
ó ADAPTAÇÃO CURRICULAR
Utilizar pequenos bonecos em uma maquete com areia representando a praia.

Será contemplado, tanto o principio aditivo, como o principio multiplicativo, bem como a subtração e a divisão.
ó AÇÕES METODOLÓGICAS
1-    ó MOMENTO DELEITE
Apresentar o livro para os alfabetizando solicitando a eles que façam uma leitura prévia das  ilustrações;
-o que vocês estão vendo?
- que ambiente é este?
- o que mais aparece nas imagens?
- O que a criança tem no ombro?
2-ó MOMENTO
Fazer a leitura da literatura fazendo pausas para que os alfabetizando interajam com a professora e tentem completar a frase.
Exemplo: vinte dedos passam pelas... Deixe que eles completem a frase.
Caso não consigam prossiga dizendo:
-Onde é que tem onda?
Resposta esperada:
-No mar.
3-ó MOMENTO
A professora questiona:
-Quem escreveu o livro?
- quem ilustrou?
-quem brilha na praia ainda vazia?
                -quem sobe a cadeira do salva – vidas.
                - Quem passa pelas ondas do mar?
Resposta esperada: os dedos?
- quantos dedos?
-10(dez)
-quantas pessoas?
- 1(uma)
- quantos dedos passam pelas ondas do mar?
-20(vinte)
-quantas pessoas?
-2(duas) 
E assim sucessivamente.
É época de férias e o sol está brilhando. a turma toda vai a praia se divertir . Quantos dedos dos pés vão afundar na areia.
ó 4-MOMENTO
Transcrever o texto.
Destacar as sílabas que irá gerar outras palavras;
Exemplo: qua= quatro, cin= cinco
Localizar os numerais identificando a escrita alfabética.
ó 5- MOMENTO
Escrever os numerais de 10 em 10 até cem.
Neste momento a professora observará quem já consegue fazer sozinho e quem ainda apresenta alguma dificuldade.
ó MEDIDA INTERVENTIVA:
- enho dez dedos.
-Junto mais dez.
-Quantos dedos têm?
ó OBSERVAÇÃO: mostrar tantos os dedos como objetos que possam ser manipulados pelas crianças.
6- MOMENTO
Solicitar aos alfabetizando que ilustrem o texto.
ó 7- MOMENTO
Reescrever o texto da maneira deles, como eles imaginam os pés andando na praia.
E montar um painel na sala.
ó 8- MOMENTO
Tarefa xerografa com todas as perguntas feitas anteriormente distribuídas em:
Separação de silabas;
Acróstico;
Caça- palavras;
Labirinto;
Pictografia;
ó MEDIDAS INTERVENTIVAS:
Quando formos à praia ou rios não devemos jogar lixo na areia e principalmente na água.
Porque polui a água e os peixes podem comer, adoecer e morrer.

ó REFERÊNCIAS


DAHL, Michael ,Pés na areia: contando de dez em dez:/  ilustrações de:TROVE ,Zachary.- São Paulo:Ed: Meca, 2011.24 p. Il . 


Nenhum comentário:

Postar um comentário